Como dizia Jacques Monod, “os seres vivos são objectos estranhos”.
De facto, o que os distingue das coisas inanimadas não é tanto a diversidade das formas que podem assumir, mas principalmente a capacidade de se reproduzirem, ou seja, de continuamente produzirem cópias de si mesmos, assegurando, assim, a sua perpetuação.
Desde longa data que tem havido seres humanos defensores de uma raça pura para a Humanidade. Hitler era exemplo disso. Ele perseguiu e matou vidas Humanas na tentativa de conseguir o seu propósito. Na Índia também a questão das castas é um caso bem real. Nas aulas de Ciências Naturais (3º ciclo) aprendeste que hoje em dia com o avanço da ciência é possível manipular genes.
Mas até que ponto pode chegar o Homem?
Muito se tem feito neste âmbito. Mas será tudo eticamente correcto?
O que serve para uns será o que mais convém para outros?
Deste modo e enquanto pessoas activas nesta sociedade é preciso estar preparado, conhecer e encontrar soluções quer a nível individual quer comunitário e que os governantes tomem decisões políticas urgentes.
Esta actividade que lhe propomos consiste em três actos:
Acto I:
Irá visualizar um filme com o qual já teve oportunidade de se familiarizar no Cantinho da Bioética - o Gattaca.
Acto II:
O que se passa no Gattaca ainda está longe de acontecer, mas muito do que se faz hoje a nível da ciência já pode ser discutido. A revolução científica chegou e vai mudar a vida, tal como a conhecemos. Esta é já uma realidade!
Mas teremos nós o direito de seleccionar características para os nossos descendentes como acontece no filme?
Será que no futuro, a genética possibilitará a manipulação de embriões com vista à escolha de qualquer característica desejada ou cosmética?
Poderemos ter os nossos bebés à medida?
Deve então tentar rapidamente encontrar soluções.
- No entanto para um mesmo problema existem pontos de vista diferentes, soluções diferentes consoante a área de acção ou a profissão do indivíduo.
- O desafio que lhe é lançado é o de escolher uma das profissões abaixo mencionadas e que assuma o papel de um verdadeiro profissional capaz de responder a questões concretas e encontrar soluções para os problemas já lançados em outras actividades.
Uma profissão, um encargo !!!!!
:-) Legislador
:-) Político Governante
:-) Cientista Investigador – geneticista
:-) Médico de família
:-) Médico especialista em técnicas medicamente assistidas
:-) Futuros pais que querem escolher as características do filho
:-) Representante da igreja
Dividir a turma em grupos de 4 elementos.
1. Cada grupo deve escolher a sua profissão ou personagem.
2. Devem definir a vossa estratégia de pesquisa orientada para o papel que vão desempenhar e só em seguida consultar os sítios fornecidos (ou em livros, jornais e revistas). Devem ser objectivos e selectivos na pesquisa para responder às questões que lhe são colocadas pelos outros grupos, tendo em conta a profissão que escolheram.
Os grupos devem ter alguma permeabilidade entre eles, para que possam antecipadamente estruturar as suas ideias/posições iniciais.
A pesquisa pode ser feita recorrendo à Internet, visitando os sítios propostos no Cantinho Bioética, no entanto também podes pesquisar em livros jornais e revistas.
Para auxiliar o debate recordamos a importância dos aspectos contidos no documento:
Participantes num debate e normas reguladoras, da Oficina "Reprodução=®Produção? do Estaleiro da Ciência.
Agora está pronto a começar…este é o último acto.
Acto III:
O que lhe é pedido é que seja um cidadão responsável e que de acordo com a sua nova identidade (mas não se esqueça que em qualquer profissão as opiniões podem ser divergentes, no entanto algumas seguem os seus conceitos pré-estabelecidos) seja capaz de emitir opiniões e dar resposta a questões relacionadas com esta problemática.
Avaliação:
O Cantinho da Bioética só faz sentido se todos emitirmos opiniões e participarmos activamente nas tarefas que vão surgindo. Para as Professoras do Cantinho da Bioética é importante saber se gostou desta tarefa que lhe propusemos, se a achou interessante, se sentiu dificuldades e quais.
Avalie a actividade deixando o seu post nos comentários a esta tarefa. A sua avaliação será o ponto de partida para fazermos surgir uma nova proposta.
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