3 de março de 2009

:-) Tarefa 3

Como dizia Jacques Monod, “os seres vivos são objectos estranhos”.


De facto, o que os distingue das coisas inanimadas não é tanto a diversidade das formas que podem assumir, mas principalmente a capacidade de se reproduzirem, ou seja, de continuamente produzirem cópias de si mesmos, assegurando, assim, a sua perpetuação.

Desde longa data que tem havido seres humanos defensores de uma raça pura para a Humanidade. Hitler era exemplo disso. Ele perseguiu e matou vidas Humanas na tentativa de conseguir o seu propósito. Na Índia também a questão das castas é um caso bem real. Nas aulas de Ciências Naturais (3º ciclo) aprendeste que hoje em dia com o avanço da ciência é possível manipular genes.


Mas até que ponto pode chegar o Homem?


Muito se tem feito neste âmbito. Mas será tudo eticamente correcto?


O que serve para uns será o que mais convém para outros?


Deste modo e enquanto pessoas activas nesta sociedade é preciso estar preparado, conhecer e encontrar soluções quer a nível individual quer comunitário e que os governantes tomem decisões políticas urgentes.


Esta actividade que lhe propomos consiste em três actos:


Acto I:

Irá visualizar um filme com o qual já teve oportunidade de se familiarizar no Cantinho da Bioética - o Gattaca.


Acto II:

O que se passa no Gattaca ainda está longe de acontecer, mas muito do que se faz hoje a nível da ciência já pode ser discutido. A revolução científica chegou e vai mudar a vida, tal como a conhecemos. Esta é já uma realidade!


Mas teremos nós o direito de seleccionar características para os nossos descendentes como acontece no filme?


Será que no futuro, a genética possibilitará a manipulação de embriões com vista à escolha de qualquer característica desejada ou cosmética?


Poderemos ter os nossos bebés à medida?


Deve então tentar rapidamente encontrar soluções.

- No entanto para um mesmo problema existem pontos de vista diferentes, soluções diferentes consoante a área de acção ou a profissão do indivíduo.

- O desafio que lhe é lançado é o de escolher uma das profissões abaixo mencionadas e que assuma o papel de um verdadeiro profissional capaz de responder a questões concretas e encontrar soluções para os problemas já lançados em outras actividades.


Uma profissão, um encargo !!!!!

:-) Legislador

:-) Político Governante

:-) Cientista Investigador – geneticista

:-) Médico de família

:-) Médico especialista em técnicas medicamente assistidas

:-) Futuros pais que querem escolher as características do filho

:-) Representante da igreja


Dividir a turma em grupos de 4 elementos.

1. Cada grupo deve escolher a sua profissão ou personagem.

2. Devem definir a vossa estratégia de pesquisa orientada para o papel que vão desempenhar e só em seguida consultar os sítios fornecidos (ou em livros, jornais e revistas). Devem ser objectivos e selectivos na pesquisa para responder às questões que lhe são colocadas pelos outros grupos, tendo em conta a profissão que escolheram.


Os grupos devem ter alguma permeabilidade entre eles, para que possam antecipadamente estruturar as suas ideias/posições iniciais.


A pesquisa pode ser feita recorrendo à Internet, visitando os sítios propostos no Cantinho Bioética, no entanto também podes pesquisar em livros jornais e revistas.


Para auxiliar o debate recordamos a importância dos aspectos contidos no documento:

Participantes num debate e normas reguladoras, da Oficina "Reprodução=®Produção? do Estaleiro da Ciência.


Agora está pronto a começar…este é o último acto.


Acto III:

O que lhe é pedido é que seja um cidadão responsável e que de acordo com a sua nova identidade (mas não se esqueça que em qualquer profissão as opiniões podem ser divergentes, no entanto algumas seguem os seus conceitos pré-estabelecidos) seja capaz de emitir opiniões e dar resposta a questões relacionadas com esta problemática.


Avaliação:
O Cantinho da Bioética só faz sentido se todos emitirmos opiniões e participarmos activamente nas tarefas que vão surgindo. Para as Professoras do Cantinho da Bioética é importante saber se gostou desta tarefa que lhe propusemos, se a achou interessante, se sentiu dificuldades e quais.

Avalie a actividade deixando o seu post nos comentários a esta tarefa. A sua avaliação será o ponto de partida para fazermos surgir uma nova proposta.

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