2 de março de 2009

Programa de Biologia - 12º ano

O tema central do Programa de Biologia, 12º ano é A BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA ACTUALIDADE.


Figura n.º 1- Esquema conceptual do programa


Conforme se ilustra no esquema conceptual na figura 1, o programa está organizado em cinco unidades:

- Unidade 1 é centrada no estudo da reprodução humana e a compreensão de alguns processos biotecnológicos que permitem a sua manipulação, ponderando a sua importância no controlo da natalidade das populações humanas e a resolução de problemas de infertilidade.

- Unidade 2 é centrada no estudo dos genes, nomeadamente a sua natureza e carácter hereditário, a sua regulação e alteração, com implicações ao nível da qualidade de vida dos indivíduos e da biodiversidade; contempla, ainda, a perspectiva dos genes como património evolutivo das espécies e como campo de intervenção biotecnológica.

- Na Unidade 3 estuda-se o sistema imunitário humano; exploram-se algumas das principais reacções de defesa do organismo, na defesa o desenvolvimento de algumas soluções biotecnológicas que visam melhorar processos de diagnóstico e terapêutica de doenças.

- A Unidade 4 permite o estudo de processos de produção biotecnológica de alimentos que envolvem a utilização de microrganismos e o controlo ou a optimização de processos enzimáticos; na perspectiva de encontrar novas soluções, discute-se a criação e o melhoramento de espécies, no sentido de explorar as potencialidades da Biosfera.

- A Unidade 5 tem por base a análise de problemas relacionados com a poluição e a degradação de recursos naturais, face ao crescimento da população humana e aos impactes da sua actividade; prevê-se a identificação de causas, consequências e formas de intervir para melhorar os efeitos, recuperar ou preservar o meio ambiente.

O estudo de aspectos biotecnológicos está presente em todas as unidades e visa enfatizar a relevância da Biologia e da Biotecnologia nos dias de hoje, uma vez que influenciam a qualidade de vida das pessoas e a organização das sociedades.


Transversal a todo o programa surge como assunto incontornável a Bioética, importante componente de reflexão sistemática sobre as intervenções humanas nos seres vivos, tem, actualmente, um papel crucial.


O programa poderá ser consultado na íntegra aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário