2 de março de 2009

:-) Tarefa 1

Os rapazes procuram as raparigas; os espermatozóides correm ao encontro do óvulo. Era esta a história da reprodução humana até ao dia em que o professor Robert Edwards, fisiologista da Universidade de Cambridge (Inglaterra), materializou o milagre da concepção numa proveta. Em Novembro de 1977, a sua equipa conseguiu que um óvulo extraído de Lesley, uma mulher com uma lesão nas trompas de Falópio que a impedia de ser mãe, fosse fecundado numa proveta por um espermatozóide proveniente do marido, John Brown. No dia 10 desse mês, o embrião formado foi transferido para o útero de Lesley. Após uma gravidez sem complicações, nascia no Hospital Geral de Oldham, em 25 de Julho, a pequena Louise.

O primeiro bebé-proveta da história viera ao mundo. O professor Edwards sabia que este parto constituía um feito histórico na Medicina, mas nunca imaginou que abriria as portas a uma imprevisível era na reprodução humana. Depois de Louise, nasceram em todo o mundo mais de um milhão de meninos e meninas concebidos pelo mesmo processo – fecundação in vitro.

Actualmente, a maioria dos homens e das mulheres com problemas de fertilidade tem uma elevada possibilidade de virem a ser pais e mães, graças a um conjunto de técnicas de reprodução assistida surgidas nos últimos 30 anos.

In Super Interessante, nº 69, (adaptado)


Tarefas


Ler atentamente o texto


Apresentação

1 - Em grupo (máximo 4 elementos), analisar e discutir o texto formular as questões suscitadas.


2 – Investigar e pesquisar informação sobre as técnicas de RMA, vantagens, desvantagens e aplicações. (Utilize os recursos sugeridos)


3 - Aceda à Oficina “Clínica de Reprodução Humana”.


4 - Analise a informação relativa aos exames de diagnóstico feminino e masculino de um dos casais 1 a 5 e faça um breve comentário em que inclua: causas de fertilidade/infertilidade de cada um dos casais, possível aplicação de uma técnica de PMA.


5 – Sintetize a informação num Powerpoint.


6 - Apresente e discuta o seu trabalho no grupo-turma (promova o debate).



Recursos:

1 - Para auxiliar a apresentação do trabalho à turma propomos a leitura atenta do documento: Participantes num debate e normas reguladoras, da Oficina "Reprodução=®Produção? do Estaleiro da Ciência.


2 - Encontrará muita informação disponível na Internet. Nem toda provém de “fonte segura”, esteja atento aos autores.


3 - Poderá também consultar:


- Alguns dos links úteis que lhe indicamos;


- O Estaleiro da Ciência - Oficina “Clínica de Reprodução Humana”. Encontrará vídeos sobre: Criopreservação, Inseminação intra-uterina, Desnudação dos ovócitos, ICSI, DGPI, Punção dos ovócitos, Fertilização in vitro, Transferência dos embriões, Indução da ovulação e tratamento espermatozóides.


- http://www.Sumanasinc.com/ . Animação respeitante às técnicas de reprodução medicamente assistida, nomeadamente a fertilização in vitro.


- http://www.Layyous.com/ - Apresenta a possibilidade de explorar alguns vídeos e animações (algumas com imagens a 3 dimensões) sobre a temática dos factores de reprodução e técnicas de reprodução medicamente assistida e exames de diagnóstico.


- http://www.cnecv.gov.pt/cnecv/pt/Pareceres/ - Relatório – Parecer sobre RMA (3/CNE/93) do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Presidência do Conselho de Ministros



Avaliação:
O Cantinho da Bioética só faz sentido se todos emitirmos opiniões e participarmos activamente nas tarefas que vão surgindo. Para as Professoras do Cantinho da Bioética é importante saber se gostou desta tarefa que lhe propusemos, se a achou interessante, se sentiu dificuldades e quais (pesquisa, selecção de informação, síntese, debate, trabalho de grupo, relacionamento entre os elementos do grupo-turma no debate e confronto de ideias, utilização das oficinas).

Avalie a actividade deixando o seu post nos comentários a esta tarefa. A sua avaliação será o ponto de partida para fazermos surgir uma nova proposta.

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