2 de março de 2009

:-) Tarefa 2

Crioconservação - Filhos do Frio!!!

Desde a década de 70 que a maioria dos homens e mulheres com problemas de fertilidade têm uma elevada possibilidade de virem a ser pais.

Os cientistas aprenderam a congelar oócitos e tecido ovárico de mulheres com elevado risco de sofrerem menopausa precoce, que podem tornar-se estéreis devido a tratamentos médicos (ex: Quimioterapia) ou das que desejam adiar a maternidade. Este material ultracongelado já foi utilizado para gerar mais de uma centena de gravidezes em todo mundo.

Porem, os avanços científicos no campo da reprodução assistida acarretam sérios dilemas bioéticos e legais, tais como: o aluguer de úteros, a selecção de embriões através de testes genéticos, a clonagem de embriões, criocongelação de óvulos e espermatozóides e a concepção de bebés para salvar a vida de irmãos.

Alguns cientistas alertam para o facto de algumas das técnicas actualmente usadas como a injecção intracitoplasmática de espermatozóides, o recurso a oócitos criogenizados e a transferência de embriões congelados, não terem sido suficientemente avaliadas. Estudos controversos indicam que estes processos poderão acarretar alterações cromossómicas nos embriões.

In Super Interessante, nº69 (adaptado)



Vamos consultar a Oficina "Reprodução=®Produção?".

Para aceder a esta Oficina proceda do seguinte modo:

- Seleccione as oficinas da Professora Susana Pereira.

- Escolha a oficina "Reprodução=®Produção?

- Clique em “Para se inscrever nesta Oficina envie um email com os seus dados completos para estaleiro(at)ibmc.up.pt”.

- Irá receber a password que lhe permite aceder à Oficina.


Uma vez inscrito, é hora de trabalhar!

Em grupos de 3 elementos.

- Veja o vídeo “debate sobre questões éticas”.

- Ouça a opinião e informação que os especialistas nos transmitem de forma tão simples e clara.

1. A informação contida nos vídeos ajudou-o(a) a clarificar/ampliar os seus conhecimentos?

2. De todas as questões levantadas qual ou quais as que mais o(a) intrigaram/surpreenderam? Porquê?

3. Seleccione uma questão que constitua um dilema ético e elabore um texto em que sejam evidenciados os argumentos de ambas as partes.


Avaliação:
O Cantinho da Bioética só faz sentido se todos emitirmos opiniões e participarmos activamente nas tarefas que vão surgindo. Para as Professoras do Cantinho da Bioética é importante saber se gostou desta tarefa que lhe propusemos, se a achou interessante, se sentiu dificuldades e quais (pesquisa, selecção de informação, síntese, debate, trabalho de grupo, relacionamento entre os elementos do grupo-turma no debate e confronto de ideias, utilização das oficinas).
Avalie a actividade deixando o seu post nos comentários a esta tarefa. A sua avaliação será o ponto de partida para fazermos surgir uma nova proposta

Sem comentários:

Enviar um comentário